Nossos serviços
Avaliação de Ativos de Concessionárias de Energia Elétrica
A Revisão Tarifária Periódica visa avaliar a situação financeira da concessionária e realizar reajustes necessários para a continuidade da distribuição de energia elétrica para o próximo ciclo, atendendo aos seus objetivos e as necessidades das unidades consumidoras. Logo, em geral, acontece a cada quatro anos para manter o equilíbrio financeiro da distribuidora. Sendo assim, a Revisão Tarifária Periódica ajuda a definir o valor da energia elétrica que será cobrada do cliente, variando conforme o contrato de concessão assinado. De modo, que esse processo vai redefinir e recalcular os custos operacionais e a remuneração dos investimentos. Dentro deste contexto, a Base de Remuneração Regulatória consiste no montante de investimentos realizados pelas distribuidoras na prestação dos serviços que será coberto pelas tarifas cobradas aos consumidores. Desta forma, a Base de Remuneração é estabelecida por meio da Avaliação dos Ativos da concessionária. Onde, esta avaliação é realizada utilizando-se o Método do Valor Novo de Reposição, que consiste na valoração de cada ativo, a preços atuais, por todos os gastos necessários para a sua substituição por ativo idêntico, similar ou equivalente que efetue os mesmos serviços e tenha a mesma capacidade do ativo existente.
Confira nossos serviços relacionados a esse segmento
Serviços afins
- Serviços de execução de avaliação dos ativos, capital de giro e obrigações especiais para fins de composição da Base de Remuneração, bem como informações complementares, emissão de relatórios e documentos pertinentes que subsidiem processos de Revisão Tarifária Periódica de concessionárias de energia elétrica.
- Levantamento e cadastramento de ativos de concessionárias de energia elétrica;
- Serviços técnicos de inventário físico de bens e instalações em serviço, com conciliação dos respectivos registros e saldos contábeis, definição de rotinas necessárias e aplicação de treinamentos correspondentes para implantação dos procedimentos prescritos no Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE;
- Avaliação de ativos (linhas de transmissão e subestações), para fins de incorporação ao patrimônio da concessionária.”